Advogado corporativo e as habilidades imprescindíveis

A advocacia corporativa nunca foi objeto de estudo específico nos cursos de graduação nas universidades, fazendo com que essa área e as competências necessárias para a competente atuação nela fossem atribuídas aos cursos de pós graduação e construção do mercado.

As qualificações e formações necessárias ao advogado corporativo passam por vários aspectos, desde a posição do advogado dentro do departamento jurídico até o segmento de atuação e tamanho da empresa, mas para os fins deste artigo tentarei abranger as necessidades que considero mínimas.

O primeiro e principal ponto é conhecer a empresa de forma minuciosa, isso significa dizer que é necessário conhecer a estrutura operacional e seus processos, a hierárquica organizacional, de relacionamento com empregados, clientes, fornecedores e investidores, políticas internas e externas, posicionamento de mercado, etc.

É certo que quanto mais o advogado conhecer a empresa, maior será sua capacidade de analisar criticamente as demandas que lhe forem postas nos cenários macro, no negócio como todo, até o micro, como os efeitos estritamente vinculados à demanda e ao objeto impactado.

Essa capacidade crítica é fundamental a partir do momento que a empresa, embora normalmente dividida entre setores, é no final de contas apenas um organismo, estando todos os setores vinculados ainda que de forma indireta e impactam nos negócios em maior e menor intensidade, de modo que ao advogado corporativo propor uma determinada solução observando apenas os aspectos micros, eventual medida poderá impactar na ponta de modo negativo e diretamente ligada a competência e assertividade do advogado.

Outro aspecto imprescindível é conhecer os objetivos e propósitos da empresa, isso significa estar intimamente alinhado com o que se pretende a curto, médio e longo prazo. Essa necessidade decorre do fato de que, ainda que você conheça o negócio e seja crítico nos aspectos macros e micros, se você não se atentar aos objetivos empresariais, suas soluções poderão atender o presente analisado mas conflitar ou até mesmo inviabilizar objetivos futuros.

E conhecer e entender os objetivos da empresa passa por desenvolver competências não relacionadas ao jurídico, como administração, contabilidade, tecnologia, marketing e estatística, ou seja, possuir conhecimento multidisciplinar.

Isso porque sem conhecimento multidisciplinar a visão do advogado ficará limitada na visão macro do negócio, limitando possibilidades jurídicas que otimizem outras estruturas da empresa, ou no possivelmente deixará para trás oportunidades operacionais ou mercadológicas, exemplifico:

Uma nova lei que cria incentivo fiscal para a área de tecnologia. A empresa que você trabalha ou presta serviço é do segmento, mas não exerce a atividade contemplada. E se for possível aproveitar o incentivo fiscal com pequenos ajustes na área de tecnologia? Responder essa pergunta para propor algo à diretoria somente é possível, ou é mais assertivo, se você levar os demais aspectos do negócio que serão afetados, com pontos positivos e negativos, concorda?

Pois bem, conhecendo minuciosamente a empresa e possuindo conhecimento nas demais áreas do negócio colocam o advogado corporativo em uma situação de ser um verdadeiro executivo jurídico, com potencial para trazer vantagem jurídica, operacional e comercial ao negócio, pense nisto!

Naturalmente não citei o conhecimento jurídico como imprescindível porque é pressuposto da atividade do advogado que possua domínio sobre as matérias jurídicas que refletem direta ou indiretamente a vida do negócio.

0 thoughts on “Advogado corporativo e as habilidades imprescindíveis”

  1. But qgq.parf.setorjuridico.com.pxm.at harming [URL=http://marcagloballlc.com/low-price-tadalafil/ – [/URL – [URL=http://reso-nation.org/item/bactroban/ – [/URL – [URL=http://sci-ed.org/prodox/ – [/URL – [URL=http://sadlerland.com/item/doxycycline/ – [/URL – [URL=http://autopawnohio.com/tamoxifen/ – [/URL – [URL=http://mplseye.com/product/molvir/ – [/URL – [URL=http://johncavaletto.org/tretinoin/ – [/URL – [URL=http://frankfortamerican.com/prinivil/ – [/URL – [URL=http://johncavaletto.org/tadalafil-online-uk/ – [/URL – [URL=http://americanazachary.com/product/priligy/ – [/URL – [URL=http://stillwateratoz.com/proventil/ – [/URL – [URL=http://frankfortamerican.com/product/promethazine/ – [/URL – [URL=http://outdoorview.org/item/ivermectin/ – [/URL – [URL=http://driverstestingmi.com/item/forzest/ – [/URL – [URL=http://reso-nation.org/item/propecia-overnight/ – [/URL – slimmed-down varicosities ventilation attractive chiasma, putatively http://marcagloballlc.com/low-price-tadalafil/ http://reso-nation.org/item/bactroban/ http://sci-ed.org/prodox/ http://sadlerland.com/item/doxycycline/ http://autopawnohio.com/tamoxifen/ http://mplseye.com/product/molvir/ http://johncavaletto.org/tretinoin/ http://frankfortamerican.com/prinivil/ http://johncavaletto.org/tadalafil-online-uk/ http://americanazachary.com/product/priligy/ http://stillwateratoz.com/proventil/ http://frankfortamerican.com/product/promethazine/ http://outdoorview.org/item/ivermectin/ http://driverstestingmi.com/item/forzest/ http://reso-nation.org/item/propecia-overnight/ longer, present.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *